Hildebrando Bisaglia

04/12/1979

Patrono da Cadeira nº 52

Filho de imigrante italiano, Hildebrando Biságlia¹ nasceu na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, em 11 de novembro de 1913, tendo realizado seus estudos iniciais na Academia de Comércio, em Juiz de Fora e no Ginásio Santo Antônio, em São João Del-Rei. Formou-se pela Faculdade de Direito de Niterói, no Rio de Janeiro, em 08 de dezembro de 1938, e concluiu Mestrado em Direito do Trabalho na cidade de Roma, Itália. Com base na sua sólida formação laboral, assumiu, em 1942, a condição de Professor Titular de Direito do Trabalho da Universidade Federal de Juiz de Fora. Nesta cidade, por conta de sua intensiva atuação profissional como advogado de entidades sindicais, foi eleito vereador pelo PTB, cumprindo mandato de 1947 a 1950. Em seguida, elegeu-se deputado federal, pelo mesmo partido, para a legislatura de 1951 a 1955. No exercício da sua vida política, Hildebrando Biságlia foi autor de uma pletora de projetos que foram transformados em norma legal trabalhista. Em fevereiro de 1956 foi convidado a dirigir o Departamento Nacional do Trabalho, no qual permaneceu por apenas dez meses, porque nomeado no dia 05 de dezembro de 1956 para o cargo de Ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho). Ali, na Elevada Corte Trabalhista, foi seu Vice-Presidente entre 1964 e 1966; seu Presidente em dois mandatos, o primeiro entre 1966 e 1968 e o segundo, entre 1971 e 1972. Concluiu sua atuação na mesa diretora como Corregedor-Geral entre 1972 e 1974.
O Ministro Biságlia, assim identificado no ambiente forense, angariou respeito pela simplicidade da sua atuação e pela consciência de que todas as pessoas deveriam ser tratadas igualmente. Buscava aproximar-se delas desde os tempos de vida sindical quando lidava com humildes trabalhadores, contando piadas e fazendo pequenos truques de mágica. Esta atuação aguçou o seu carisma entre os magistrados e servidores do TST, onde se aposentou no ano de 1985, depois de 29 (vinte e nove) anos de atuação naquela casa. Na Universidade de Brasília, onde professou seus conhecimentos laborais, conquistou reconhecimento e grandes amizades entre 1971 e 1986. Recebeu inúmeras condecorações, entre as quais se destacam a Ordem do Mérito do Trabalho (Grão Mestre), a Ordem do Mérito Jurídico Militar (Alta Distinção), a Ordem do Mérito Judiciário (Gran Cruz), a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (Gran Cruz), a Ordem do Mérito de Rio Branco e a Ordem do Mérito do Distrito Federal. Hildebrando Biságlia faleceu em Guarapari (ES), em 13 de abril de 1987, aos 74 anos de idade.

¹ O histórico de Hildebrando Biságlia foi gentilmente oferecido por seu filho, Alex Brant Biságlia, que conferiu todos os dados.

Fonte: Discurso de posse do Acadêmico Luciano Dórea Martinez Carreiro em 05.03.2009

https://www.andt.org.br/f/luciano1.pdf

Publicações

Eventos

Notícias

Vídeos