Omar Gonçalves da Mota

O professor Omar Gonçalves da Motta nasceu em Curitiba, aos seis dias de dezembro de 1910, e faleceu em dezembro de 1972, na cidade do Rio de Janeiro.

Em sua cidade natal, bacharelou-se, doutorou-se e tornou-se catedrático, ocupando a cadeira de Direito do Trabalho na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.

Foi Procurador-Geral e Secretário do Interior e Justiça do Estado. Exerceu a procuradoria geral do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário.

Ilustrou, ainda, a cátedra de Sociologia, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, também da Universidade Federal do Paraná.

Foi, também, membro da Academia de Letras de seu Estado natal.

Na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil conquistou a Livre Docência de Direito do Trabalho, concomitantemente com a de Finanças e Direito Financeiro. Integrou o Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra e, no âmbito internacional, destacou-se como membro da Comissão Econômica para América Latina- CEPAL e Assessor Civil do Governo Brasileiro no Colégio Interamericano de Defesa, sediado em Washington DC, nos Estados Unidos.

Dentre as suas inúmeras obras podemos, destacar as seguintes: “Direito Administrativo do Trabalho”, “O Sindicato e a Realidade Brasileira”; “O Salário Mínimo no Brasil”; “O Estatuto do Trabalhador Rural”.

Fonte: Texto extraído do discurso de posse na Cadeira n. 85 do Acadêmico Ney Prado

https://www.andt.org.br/f/discursoneyprado.pdf

Publicações

Eventos

Notícias

Vídeos