Washington de Barros Monteiro

Patrono da Cadeira nº 58

Poucos militantes da área jurídica podem dizer que estudaram o Direito Civil brasileiro sem ter tido, ao menos, conhecimento da mais importante obra do ilustre jurista paulista, o “Curso de Direito Civil”, em 6 volumes, todos seguidamente reeditados pela Saraiva, de São Paulo.

Washington de Barros Monteiro nasceu em Areias, estado de São Paulo, aos 22 de abril de 1910. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Largo de São Francisco, em São Paulo em 1931 e, quatro anos depois, ingressou na magistratura do Estado, tendo sido classificado em primeiro lugar no concurso a que, então, se submeteu.

Nomeado juiz substituto do 10º Distrito Judicial, com sede em São José do Rio Preto, foi sucessivamente promovido para as comarcas de Presidente Wenceslau (1939), Barretos (1940), Itapetininga (1945) e, neste mesmo ano, ascendeu à 1ª Vara de Família e Sucessões da cidade de São Paulo, aí permanecendo até 1951.

Criado, então, o Tribunal de Alçada, para este foi promovido, tendo exercido a respectiva presidência nos biênios 1952-1953 e 1956-1957.

Em 1959, assumiu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, sendo posto em disponibilidade por força de imperativo legal (antecedente nomeação de um irmão para o mesmo Tribunal), após o que passou a dedicar-se à advocacia.

Destaque-se que, antes disso, exerceu igualmente o cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral nos anos de 1947 a 1951. No magistério superior, foi professor de Direito Civil da Faculdade Paulista de Direito, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a partir de 1949, tendo prestado concurso e obtido a cátedra, também, de Direito Civil, em 1959, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Como vemos, o patrono desta Cadeira é um pensador dos mais respeitados no cenário jurídico brasileiro, o que aumenta, sobremaneira, a minha responsabilidade em honrar o compromisso com a sua memória, aprofundando-me, o mais possível, no estudo do Direito.

Fonte: Texto extraído do discurso de posse na Cadeira n. 58 de Rodolfo Mario V. Pamplona Filho, em 02.05.2000

https://www.andt.org.br/f/Discurso%20Posse%20RPF%20na%20ANDT.pdf

Publicações

Eventos

Notícias

Vídeos