DOUGLAS ALENCAR RODRIGUES É ELEITO PARA OCUPAR A CADEIRA Nº 59 DA ABDT

20/05/2019

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Pelo Ato nº 92/2019, de 13 de fevereiro de 2019, foi aberto o processo eleitoral para escolha do novo titular da Cadeira nº 59 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, patrocinada por Antônio Vicente de Andrade Bezerra, da qual foram titulares, sucessivamente, Omar Gama Ben Kauss (fundador) e José Ajuricaba da Costa e Silva (último ocupante).
 
Em 20 de maio de 2019, foi concluído o processo eleitoral, com apuração de votos e proclamado mais votado o candidato Douglas Alencar Rodrigues, doutrinador e Ministro do Tribunal Superior do Trabalho.
 
Douglas Alencar Rodrigues nasceu em Goiânia (GO). Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (1989), Pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
 
Aprovado em concurso público para ingresso na carreira da magistratura do trabalho realizado pelo TRT da 15ª Região, em 1990. Passou a integrar o quadro de magistrados da 10ª Região, mediante permuta, em 1992. Foi Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região (AMATRA X), Vice-Presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (ANAMATRA) e Vice-Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Indicado pelo TST para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2005-2007. Tomou posse como Ministro do TST em 22.4.2014
 
É Professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário IESB, além de conferencista, autor de obras jurídicas e de artigos publicados em revistas especializadas em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho.
 
A Academia Brasileira de Direito do Trabalho dá publicidade à eleição de seu novo Confrade, a quem o corpo acadêmico presta calorosas boas vindas e de quem espera contribuições para o engrandecimento de nossa Academia.
 
João de Lima Teixeira Filho.
Presidente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho

Notícias relacionadas

29/06/2022

O evento de posse do novo Confrade Célio Pereira Oliveira Neto ocorreu no dia 3 de junho de 2022 no auditório do…

25/06/2022

Rodolfo Pamplona Filho, de 50 anos, é juiz da 32.ª Vara do Trabalho de Salvador, professor universitário de…