ARMANDO CASIMIRO COSTA
ARMANDO CASIMIRO COSTA
"Desde o início a LTr teve um papel muito importante na história da Academia Nacional de Direito do Trabalho."

Independentemente de ter sido a primeira entrevista do projeto, esta, sem dúvida, foi a mais curiosa e uma das mais desafiadoras. Irany Ferrari e Armando Casimiro Costa fizeram questão de serem entrevistados juntos, por mais que eu tentasse dissuadi-los... Afinal, um dos princípios fundamentais da metodologia científica da História Oral é a entrevista pessoal e individual.
Poucos minutos de iniciada a entrevista, entretanto, ficou claro para mim o porquê desta insistência e, ao mesmo tempo, mais clara ainda, a certeza de que a entrevista não poderia ter sido realizada de outra forma.
As histórias de Dr. Irany e Dr. Armando tecem- se como uma só narrativa. E não apenas no que se refere à trajetória da Academia.
Interessante observar como suas vidas se encontram e se escoram mutuamente, numa relação de respeito e sintonia que transparece de forma claríssima na própria dinâmica da entrevista.
Efetivamente, não era possível fazê-la de outra forma.
Claro que isso significou uma boa dose de improviso, de aprendizado e de desenvolvimento de novos recursos de transcrição, transcriação e edição.
Decidi, portanto, manter no texto a mesma dinâmica que vigorou no momento da entrevista, procurando reproduzir a alternância das falas que se cruzam e se complementam, produzindo uma só narrativa de peculiar vigor.
Para melhor distinguir as falas, optei por tipos diferentes, além dos subtítulos que também os identificam no início de cada trecho.
A narrativa de Irany Ferrari e Armando Casimiro Costa apresenta-se também como registro de singular importância para a memória da Academia, pois esclarece a fecunda ligação entre esta e a Editora LTr, fundamental parceira desde os tempos fundacionais até o presente momento.
Esta entrevista foi realizada na Sede da LTr em São Paulo no dia 06 de abril de 2011.
Dante Marcello Claramonte Gallian

© Copyright 2015, Todos os direitos reservados.