O professor Omar Gonçalves da Motta nasceu em Curitiba, aos seis dias de dezembro de 1910, e faleceu em dezembro de 1972, na cidade do Rio de Janeiro.
Em sua cidade natal, bacharelou-se, doutorou-se e tornou-se catedrático, ocupando a cadeira de Direito do Trabalho na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.
Foi Procurador-Geral e Secretário do Interior e Justiça do Estado. Exerceu a procuradoria geral do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário.
Ilustrou, ainda, a cátedra de Sociologia, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, também da Universidade Federal do Paraná.
Foi, também, membro da Academia de Letras de seu Estado natal.
Na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil conquistou a Livre Docência de Direito do Trabalho, concomitantemente com a de Finanças e Direito Financeiro. Integrou o Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra e, no âmbito internacional, destacou-se como membro da Comissão Econômica para América Latina- CEPAL e Assessor Civil do Governo Brasileiro no Colégio Interamericano de Defesa, sediado em Washington DC, nos Estados Unidos.
Dentre as suas inúmeras obras podemos, destacar as seguintes: “Direito Administrativo do Trabalho”, “O Sindicato e a Realidade Brasileira”; “O Salário Mínimo no Brasil”; “O Estatuto do Trabalhador Rural”.
Fonte: Texto extraído do discurso de posse na Cadeira n. 85 do Acadêmico Ney Prado
https://www.andt.org.br/f/discursoneyprado.pdf
Rua Rodrigo Silva, nº 18, 3º andar
Centro, Rio de Janeiro / RJ – Brasil
CEP: 20.011-040