Francisco das Chagas Bruno nasceu em 1936 no município de Rio das Flores, Estado do Rio de Janeiro.
Iniciou o curso de Direito em 1957, na Faculdade de Direito da Universidade do Distrito Federal, transformada em Universidade do Estado da Guanabara com a transferência da capital para Brasília em abril de 1960. Formou-se, portanto, na Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara em 1961.
Dedicou-se à advocacia até ingressar, por concurso, em 1972, na carreira do Ministério Público, como Promotor de Justiça. Em 1974 tornou-se um dos primeiros professores do curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa, lecionando várias disciplinas, entre elas Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Licenciou-se daquela instituição em 2003, para assumir a direção da Faculdade de Direito de Valença e, posteriormente, a coordenação do Centro de Ensino Superior de Valença.
Em 2006, foi nomeado Procurador, aposentando-se pouco depois.
Em 2008, retornou ao Centro Universitário de Barra Mansa, ali permanecendo até 2013, quando veio a falecer.
O saudoso mestre vinculou-se à Academia Nacional de Direito do Trabalho em 1979, como Fundador da Cadeira nº 77, patrocinada por Antônio Luís Machado Neto. Desde então, intensificou sua atividade de professor, pesquisador e escritor, na área trabalhista, participando, frequentemente, de congressos e bancas examinadoras de concursos bem como de dissertações e teses de pós-graduação.
Francisco das Chagas Bruno foi reconhecidamente um admirável cultor da Ciência Jurídica e ser humano excepcional. Homem culto, excelente jurista, ótimo professor, era um baluarte do Direito, justo e de caráter ilibado, sempre disposto a fazer o bem. Sua morte vai deixar uma imensa lacuna na sociedade sul fluminense.
__________
Fonte: Discurso de posse da Acadêmica Vólia Bomfim Cassar na Cadeira nº 77 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, proferido em 04.09.2015.
Rua Rodrigo Silva, nº 18, 3º andar
Centro, Rio de Janeiro / RJ – Brasil
CEP: 20.011-040