Carlos Álvares da Silva Campos

Carlos Álvares da Silva Campos nasceu em Paracatu (MG), em 2 de fevereiro de 1893. Formou-se pela Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro em 1917. Foi Promotor de Justiça de Campo Belo (MG), depois assumindo a advocacia e a vida pública. Foi jurista, filósofo, sociólogo e educador, atuando ainda como Deputado Estadual e Deputado Federal. Intelectual brilhante e de vasta cultura, legou-nos obra original consolidada em cerca de dez volumes, com destaque para os estudos intitulados “Hermenêutica Tradicional e Direito Científico” (1932), “Sociologia e Filosofia do Direito” (1943) e “Estudos de Psicologia e Lógica” (1945).

Carlos Campos foi Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Por anos comandou a cátedra de “Introdução à Ciência do Direito” daquela tradicionalíssima faculdade mineira, tendo ainda ministrado as seguintes disciplinas: Direito Industrial, Direito do Trabalho, Direito Penal e, no curso de doutorado, ensinou Filosofia do Direito.

Carlos Campos faleceu na cidade de Belo Horizonte em 26 de maio de 1955.

Fonte: Excerto do discurso do acadêmico Ney Maranhão ao tomar posse na Cadeira nº 30 da Academia em sessão solene de 21 de outubro de 2019.

Publicações

Eventos

Notícias

Vídeos