Délio Barreto de Albuquerque Maranhão

O Patrono da Cadeira nº 76 da Academia – atualmente ocupada pela Acadêmica Anna Brito da Rocha Acker – é o saudoso jurista Délio Barreto de Albuquerque Maranhão. Ele e Arnaldo Süssekind formavam uma dupla afinada, coesa, de brilhantes cultores do Direito do Trabalho, embora tivessem características pessoais totalmente distintas: Arnaldo era extrovertido, falante; Délio era reservado, discreto, pouco afeito às relações sociais. Pois bem: Délio Maranhão faleceu em 1996 e hoje poucos aludem à sua figura humana e às lições que deixou no campo da Ciência Jurídica. Destacou-se como juiz do TRT da 1ª Região, convocado, várias vezes, para integrar o TST. Foi, durante décadas, professor de Direito do Trabalho da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Publicou diversos livros, entre eles o intitulado “Direito do Trabalho”, que contribuiu para a formação de diversas gerações de juslaboralistas, tendo participado, ainda, da elaboração da famosíssima obra “Instituições de Direito do Trabalho”, juntamente com Arnaldo Süssekind, Segadas Vianna e, depois, João de Lima Teixeira Filho, também ilustre componente da Academia. E, mais que tudo isso, Délio foi, reconhecidamente, um homem probo, íntegro, virtuoso. A propósito da personalidade ímpar desse expoente do Direito do Trabalho, a Revista do TST vem de publicar valioso artigo da lavra do nosso confrade Arion Sayão Romita, sob o título “Délio Maranhão, jurista excelso”.
O TRT da 1ª Região realizou evento em celebração aos 100 anos do nascimento de Délio Maranhão. No ensejo, o Confrade João de Lima Teixeira Filho proferiu a Conferência “Délio Maranhão: Vida e Obra “, revelando a grandeza da pessoa e a magnífica obra deste grandioso jurista. O texto consta deste site.

Fonte: Acadêmico Gustavo Adolpho Vogel Neto.

Discurso ao ensejo do centenário de nascimento de Délio Maranhão em solenidade organizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região:

Délio Maranhão, jurista excelso

Artigo escrito por João de Lima Teixeira Filho para o livro elaborado em homenagem aos 100 anos de nascimento de Délio Barreto de Albuquerque Maranhão

Délio Maranhão – Vida e Obra – Revista do TRT1

Galeria de fotos do evento em homenagem aos 100 anos de nascimento de Délio Barreto de Albuquerque Maranhão

Eventos

Notícias

Vídeos