Eduardo Gabriel Saad

04/12/1979

Nascido em 12 de maio de 1915, na cidade de Santos, estado de São Paulo, Eduardo Gabriel Saad viveu ao longo dos seus anos na capital paulista. Casou-se com a professora Odila, tiveram filhos, netos e bisnetos.

Eduardo Gabriel Saad participou da criação da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e foi seu assessor jurídico externo de 1969 a dezembro de 1975. De janeiro de 1976 até 26/11/1981, foi nomeado superintendente da entidade. Durante os anos que ocupou esse cargo, foi responsável pela realização de muitos cursos voltados para a formação de engenheiros de segurança, médicos e enfermeiros do trabalho, técnicos de segurança e auxiliares de enfermagem em todo Brasil.

À frente da Fundacentro, quando Arnaldo Prieto era o ministro do Trabalho, Saad atuou para a consolidação de toda a legislação da segurança, higiene e medicina do trabalho, que se encontrava dispersa em centenas de textos legais. Desse trabalho, resultou a atual Portaria n°. 3.214/78, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que facilita até hoje a efetiva aplicação das normas prevencionistas nos locais de trabalho. Essa ação contou com a participação dos técnicos da Fundacentro.

A formação em SST na época, realizada pela Fundacentro, foi de extrema importância porque assegurou três vertentes: consolidou as profissões, resultou na redução dos acidentes e doenças laborais nas décadas de 1970 e de 1980 e, especialmente, no cumprimento pelas empresas da Portaria nº 3.214/78, que orienta a utilização das normas de segurança e saúde do trabalho.

Eduardo Saad incentivava os funcionários da Fundacentro para o aperfeiçoamento técnico e científico, propiciando cursos e bolsas de estudos no âmbito nacional e no exterior. Assim podiam ser agentes multiplicadores, e a instituição se tornava cada vez mais um referencial na área de segurança e saúde no trabalho em nível internacional.

“Um administrador fora de série. Reconhecia o trabalho que os funcionários desenvolviam. Nós tínhamos uma meta para cumprir e conseguíamos um ótimo resultado”, recorda Valdeci Inocêncio, chefe do Serviço de Suprimentos, que trabalha há 40 anos na instituição.

Um dos exemplos dessa valorização é que o superintendente elogiava os trabalhos realizados com um cartão escrito de próprio punho. Além disso, estimulava os jovens servidores da Fundacentro para a produção de textos relacionados à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Saad também publicou algumas obras nessa área, com os títulos sobre “Legislação de Acidentes, Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho: anotada e comentada”; “Legislação de Acidentes, Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho comentada” e “Acidentes Higiene e Segurança do Trabalho: coletânea de leis, decretos e portarias”.

Suas obras podem ser consultadas na biblioteca da instituição. Biblioteca que recebeu o nome do jurista Eduardo Gabriel Saad.

Carreira em outras instituições e publicações

Em 1990, o jurista trabalhou como diretor do Serviço Social da Indústria em São Paulo (Sesi/SP), no qual promoveu treinamentos para a área de saúde ocupacional dentro das indústrias paulistas. Nessa época, a editora do Sesi editou inúmeros livros, tais como “Sindicalismo”; “Curso Elementar de Previdência Social”; “Curso Básico de Direito do Trabalho”, dentre outros.

Foi membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho, do Instituto dos Advogados de São Paulo e do Instituto de Direito Social Cesarino Júnior.

Eduardo Saad trabalhava como advogado e, também, elaborou obras de cunho trabalhista, como a “Consolidação das Leis do Trabalho Comentada”; “Curso de Direito do Trabalho”; “Direito Processual do Trabalho”; “Comentários ao Código do Consumidor”; “Aspectos Jurídicos da Segurança e Medicina do Trabalho” e muitos outros livros que podem ser encontrados em livrarias e bibliotecas especializadas.

Além de todas as obras publicadas, o jurista escrevia para o Suplemento Trabalhista da Editora LTr e para a sua revista, onde foram publicados mais de 1.200 artigos acerca de temas da área do direito.

No dia 26 de julho de 2003, com o seu falecimento aos 88 anos, os profissionais da área de SST se despediram de um grande incentivador da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no país.

Fonte: http://www.fundacentro.gov.br/resgate-historico/eduardo-gabriel-saad

Publicações

Eventos

Notícias

Vídeos