Francisco das Chagas Bruno

04/12/1979

Francisco das Chagas Bruno nasceu em 1936 no município de Rio das Flores, Estado do Rio de Janeiro.

Iniciou o curso de Direito em 1957, na Faculdade de Direito da Universidade do Distrito Federal, transformada em Universidade do Estado da Guanabara com a transferência da capital para Brasília em abril de 1960. Formou-se, portanto, na Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara em 1961.

Dedicou-se à advocacia até ingressar, por concurso, em 1972, na carreira do Ministério Público, como Promotor de Justiça. Em 1974 tornou-se um dos primeiros professores do curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa, lecionando várias disciplinas, entre elas Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Licenciou-se daquela instituição em 2003, para assumir a direção da Faculdade de Direito de Valença e, posteriormente, a coordenação do Centro de Ensino Superior de Valença.

Em 2006, foi nomeado Procurador, aposentando-se pouco depois.

Em 2008, retornou ao Centro Universitário de Barra Mansa, ali permanecendo até 2013, quando veio a falecer.

O saudoso mestre vinculou-se à Academia Nacional de Direito do Trabalho em 1979, como Fundador da Cadeira nº 77, patrocinada por Antônio Luís Machado Neto. Desde então, intensificou sua atividade de professor, pesquisador e escritor, na área trabalhista, participando, frequentemente, de congressos e bancas examinadoras de concursos bem como de dissertações e teses de pós-graduação.

Francisco das Chagas Bruno foi reconhecidamente um admirável cultor da Ciência Jurídica e ser humano excepcional. Homem culto, excelente jurista, ótimo professor, era um baluarte do Direito, justo e de caráter ilibado, sempre disposto a fazer o bem. Sua morte vai deixar uma imensa lacuna na sociedade sul fluminense.

__________

Fonte: Discurso de posse da Acadêmica Vólia Bomfim Cassar na Cadeira nº 77 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, proferido em 04.09.2015.

Publicações

Eventos

Notícias

Vídeos