Ivan de Souza Villon

Nascido em 29.04.1912, no Rio de Janeiro, filho de Victor André Villon e Florença de Souza Villon, realizou o curso primário no Colégio Dom Leme, tendo concluído o secundário no Colégio Arte e Instrução e o bacharelado, em 1938, na Faculdade Nacional de Direito, da Universidade do Brasil, hoje Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ingressou no serviço público do Estado da Guanabara, atual Estado do Rio de Janeiro, como escriturário em 1930, passando a ocupar o cargo de Diretor do Departamento de Rendas de Transmissão da Secretaria-Geral de Finanças em 1956. Aposentou-se em 1965, quando era Diretor do Departamento de Instrução Fiscal da mesma Secretaria.

O perfeito domínio da língua portuguesa e de outros idiomas levou-o a lecionar várias disciplinas, sobretudo Português e Francês, em diversos estabelecimentos de ensino como o Colégio Arte e Instrução, onde estudara, Educandário Ruy Barbosa, Colégio Paula Freitas e outros, tendo participado, inclusive, da administração de alguns deles.

Em justa homenagem ao eminente educador que ele foi, atribuiu-se o nome de Professor Ivan Villon a um dos colégios mais categorizados da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro.

Exerceu a advocacia, intensamente, a partir de 1939, e o magistério superior, lecionando Economia Política, na Faculdade de Direito de Niterói, que passou a integrar, em 1960, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ) e, em 1965, a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ministrou, também, aulas de Finanças Públicas e de Legislação do Trabalho no Departamento de Direito da Faculdade de Economia e Administração, vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Consagrou-se nas letras jurídicas com a publicação de livros e ensaios sobre Ciência das Finanças, versando temas como “O Estado e a Ciência das Finanças”, “Essência política do fenômeno financeiro”; e aspectos das relações capital-trabalho, abordando assuntos como “Trabalho na empresa capitalista”, “Direito corporativo e sindical”, etc.

Foi membro de diversas instituições culturais e científicas, entre elas a Academia Nacional de Direito do Trabalho, o que lhe proporcionou o ensejo de contribuir, efetivamente, para a organização daquela entidade, quando presidida pelo eminente jurisconsulto Arnaldo Süssekind. Faleceu no Rio de Janeiro em 12.03.1981, aos 68 anos de idade.

__________

Fonte: Acervo documental do Acadêmico Gustavo Vogel.

Publicações

Eventos

Notícias

Vídeos