João Régis Fassbender Teixeira

CADEIRA Nº 85

Patrono: Omar Gonçalves da Motta

1º Titular: Oswaldo de Souza Valle (Fundador)

2º Titular: João Régis Fassbender Teixeira

================================

João Régis Fassbender Teixeira, nasceu em 11 de março de 1936.

Formou-se em 1958, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, onde também obteve os títulos de Mestre, Doutor e titular da cátedra de Direito do Trabalho.

Abraçou o direito por vocação e fez da carreira jurídica uma missão, atestando sua brilhante trajetória. Membro do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil desde 1967, o ilustre acadêmico também o foi de várias instituições nacionais e internacionais, sempre na área do Direito do Trabalho.

Representou o Brasil na Organização Internacional do Trabalho (órgão da ONU, em Genebra) durante vários anos. Integrou a Academia Paranaense de Letras e ganhou notoriedade como autor de diversos artigos, publicados em renomados repositórios jurídicos.

Produziu, entre 1962 e 1992, cerca de 2.000 artigos para a sua coluna “Direito do Trabalho”, publicada sempre aos domingos na “Gazeta do Povo”e reproduzida em cerca de 16 jornais em todo Brasil.

Escreveu cerca de 50 livros (destacando-se nesta bibliografia “Direito do Trabalho e “Direito Sindical”). Muitos deles com traduções em inglês, francês e espanhol.

Faleceu em 1998.

Fonte: https://www.andt.org.br/f/discursoneyprado.pdf

Ver também discurso de posse de Eduardo Pragmácio Filho: https://www.andt.org.br/f/PRAGMACIOPOSSE.pdf

Publicações

Eventos

Notícias

Vídeos