Oscar Ermida Uriarte

OSCAR ERMIDA URIARTE

(1949 – 2011)

Catedrático de Direito do Trabalho e da Seguridade Social na Faculdade de Direito da Universidade da República do Uruguai, Membro de número da Academia Iberoamericana de Direito do Trabalho e da Seguridade Social e Membro Correspondente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho.

Exerceu a direção da Revista Derecho Laboral (Montevidéu, Uruguai) e da Revista de Direito Social Latinoamérica (publicação hispano-latinoamericana com sede em Buenos Aires, Argentina), além de integrar o Conselho de Redação de múltiplas publicações periódicas sobre Direito do Trabalho, Seguridade Social e Relações Trabalhistas.

Foi Diretor da Escola de Pós-graduação e do Instituto de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito de Montevidéu e ocupou a Presidência da Associação Uruguaia de Direito do Trabalho e de Seguridade Social (2004-2006).

Entre 1986 a 2005 foi funcionário técnico da OIT, tornando-se, sucessivamente, Conselheiro Regional em Direito do Trabalho e Relações Trabalhista para a América Latina, Diretor do Relasur, Especialista Principal em Normas Internacional do Trabalho e Relações Trabalhistas e Especialista do Centro Interamericano de Investigação e Documentação sobre Formação Profissional da OIT, Cinterfor/OIT.

Destacou-se como expositor e conferencista em Congressos, Seminários e Jornadas nacionais e internacionais realizadas na argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, Espanha, Itália, México, Nicarágua, Panamá, Peru e Venezuela. Nesses eventos, representou a escola uruguaia de Direito do Trabalho como Relator Geral do XIII Congresso Mundial de Direito do Trabalho e da Seguridade Social, organizado em Atenas, Grécia, no ano de 1991. Na qualidade de professor convidado, participou regularmente de cursos de pós-graduação nas Universidade de Buenos Aires, São Paulo, Toledo, Salamanca e Montevidéu.

Seu intenso trabalho doutrinário se propaga por mais de 230 artigos publicados em diversos países e idiomas, assim como em livros de sua autoria, entre os quais destacam-se: “empresas multinacionales y derecho laboral” (1981), “La estabilidade del trabajador en la empresa: Protección real o fictícia?” (1983), “Apuntes sobre la huelga” (1ª ed. 1983), “Sindicatos en liberdad sindical” (1ª ed. 1985), “La protección contra los actos antisindicales” (1987), “Intervención y autonomia en las relaciones colectivas de trabajo” (1993, Coordenador), “La flexibilización de la huelga” (1999), “La flexibilidad” (2000) e “La dimensión social del Mercorsur” (2004).

Fonte: https://fundacionelectra.org.uy/2020/04/20/3720/ – Caudernillos nº 1

Publicações

Eventos

Notícias

Vídeos