Sem foto

Osiris Rocha

04/12/1979

É membro fundador da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, titular da Cadeira nº 24

O Professor Osíris Rocha nasceu em Belo Horizonte no dia 30.07.1929, sendo seus pais Joaquim Rocha e Rosinha Ranieri Rocha.

Bacharel em Ciências Jurídicas, atuou como advogado e prestou concurso para professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, onde lecionou Direito do Trabalho e Direito Internacional.

Por extenso período, ministrou, também, aulas de Direito do Trabalho na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, mantida pela Fundação de Ensino Superior daquele Município.

Notabilizou-se nas letras jurídicas, tendo publicado diversas obras, adotadas como basilares pelos estudiosos do Direito, entre as quais:

– Teoria e prática dos Recursos Trabalhistas;
– Manual Prático do Trabalho Rural;
– Da Reconvenção no Direito do Trabalho;
– Da Revelia – Contradições e Justificativas;
– Jurisprudência Trabalhista Contraditória;
– Nova Lei de Férias (Decreto-lei 1.535/1977);
– O Direito do Trabalho e o Direito Internacional;
– Curso de Direito Internacional Privado;
– Direito estrangeiro como critério de justiça;
– Os Alimentos na Filiação Ilegítima.

Como professor Titular da Faculdade de Direito da UFMG lecionou nos Cursos de Bacharelado e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), destacando-se por sua dedicação ao magistério, amor aos alunos e fidelidade aos seus colegas e amigos.

Foi Juiz Togado do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, tendo presidido a 1ª Turma da referida Corte.

Além das atividades exercidas, brilhantemente, na área do Direito, militou, com igual proficiência, no jornalismo, incorporado à equipe do Diário de Minas.

Faleceu aos 74 anos de idade, em Belo Horizonte, no dia 08.07.2004, deixando a esposa D. Vera Iolanda, os filhos Dinorah, Marcus e Rose, o genro Carlos e a nora Lília, os netos Bruno e Pedro, bem assim os irmãos Artemis, Adonis e Ayrton.

__________

Dados colhidos na Revista nº 45 (2004) da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicações

Eventos

Notícias

Vídeos