Rubem Cione

04/12/1979

Ele nasceu no vilarejo de Marcondésia, em Monte Azul Paulista (SP), em 30 de agosto de 1918, filho de Benjamim Cione e Antonieta Perrone Cione. Em 1934, a família mudou-se para Ribeirão Preto e dois anos depois ele já dava aulas de Português e Geografia na antiga “Associação de Ensino”, a atual Unaerp. Foi ministrando aulas que conheceu Genny Arantes Vianna com quem se casou em 28 de dezembro de 1944 e teve quatro filhos, José Arnaldo, Regina, Maria Sílvia e Rita Marli. Cada um dos quatro optou por uma das profissões do pai. José Arnaldo é advogado e promotor, assim como Maria Sílvia, Regina é filósofa e a caçula Rita Marli, cirurgiã-dentista. Sua família é a preciosidade de que Rubem mais tem orgulho; possui também dez netos e oito bisnetos.

A primeira experiência com o Jornalismo ocorreu ainda na escola, onde circulava o jornal “O Ginasiano” que era distribuído aos alunos e enviado para os pais. Ao receber a publicação, seu pai ficava chateado por não ver artigos assinados pelo filho. Para mudar a situação, Benjamim Cione prometeu 5 mil réis por artigo assinado por ele. Rubem pegou tanto gosto pelo Jornalismo que um dia seu pai lhe disse: “meu filho, agora não tenho mais condições de lhe pagar; mas, por favor, não pare de escrever”. Desde então, não parou mais. Trabalhou como redator e editor de grandes jornais como o “Diário de Notícias” e “A Cidade”, ambos em Ribeirão Preto.

Os livros são a grande paixão de Cione. O advogado e jornalista iniciou suas pesquisas sobre a história de Ribeirão Preto em 1984, coletando dados, documentos e fotografias. Rubem já publicou mais ou menos 30 obras. Dessas, as que mais o orgulham são os cinco volumes que contam a história da cidade e o “Direito de Resposta na Lei de Imprensa”, o único escrito sobre o tema em todo o Brasil. “Sou advogado por amor e por destino. Nasci advogado, fui advogado e morrerei advogado”.

Na vida pública, foi presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas, da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, do Rotary Clube (do qual foi um dos fundadores em Ribeirão Preto), do diretório do Partido Trabalhista Brasileiro e do Conselho Municipal da Cultura e do Desenvolvimento Histórico. É membro de diversas entidades ligadas ao Jornalismo e ao Direito. Hoje a Comarca de Ribeirão Preto é composta por 15 juízes; praticamente todos passaram por suas mãos.

Por Fonte: http://www.areribeirao.org.br/site/?page_id=393

Publicações

Eventos

Notícias

Vídeos