A Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT) esteve representada por alguns de seus membros no lançamento do livro “Aspectos Polêmicos e Atuais do Direito Material e Processual do Trabalho – Estudos em Homenagem ao Ministro Carlos Alberto Reis de Paula”, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 25 de junho, no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília/DF. Marcaram presença na cerimônia os acadêmicos Alexandre Agra Belmonte, presidente da ABDT, Aloysio Corrêa da Veiga, presidente do TST, Antonio Carlos Aguiar, Bento Herculano Duarte Neto, Luiz Carlos Amorim Robortella, Augusto César Leite, Sergio Pinto Martins e Vantuil Abdala.
O livro tem como organizadores o acadêmico Bruno Freire e Silva e a advogada trabalhista Amanda Pereira Reis de Paula e como coautores o acadêmico Luiz Carlos Amorim Robortella e o advogado Antonio Galvão Peres.
Estão entre os autores de artigos os acadêmicos Alexandre Agra Belmonte, Aloysio Corrêa da Veiga , Thereza Christina Nahas, Luiz Carlos Amorim Robortella, Sergio Torres Teixeira, Tereza Aparecida Asta Gemignani, Ney Maranhão, Antonio Carlos Aguiar, José Alberto Couto Maciel, Gabriela Neves Delgado, Platon Teixeira de Azevedo Neto, Sergio Pinto Martins, Vantuil Abdala, Guilherme Guimarães Feliciano, Sebastião Geraldo de Oliveira, Bento Herculano Duarte Neto e Christiana D’Arc Damasceno Oliveira.
“A obra que ora se apresenta, “Aspectos Polêmicos e Atuais do Direito Material e Processual do Trabalho”, foi cuidadosamente elaborada em sua homenagem (Carlos Alberto Reis de Paula). Reunindo temas de grande relevância e autores de reconhecido prestígio, constitui-se em marco na doutrina trabalhista contemporânea. Mais do que um tributo acadêmico, o livro também traz aspectos significativos da vida de Reis de Paula – professor de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho e defensor incansável da igualdade em todas as suas dimensões -, tornando-se leitura indispensável àqueles que cultivam o bom Direito e a verdadeira ciência jurídica”, declaram os organizadores, no texto de apresentação da obra.
Homenageado
Carlos Alberto Reis de Paula é membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho desde 2002, ocupando a Cadeira 35, que tem como patrono Egon Felix Gottschalk. Natural de Pedro Leopoldo/MG. Licenciado em Filosofia, é Bacharel, Mestre e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG, com tese aprovada com nota 10, com louvor, além de Especialista em Direito Público/Direito Constitucional, certificado do Conselho de Extensão da UFMG. Ministro Togado do Tribunal Superior do Trabalho, nomeado em 19 de junho de 1998 e empossado em junho de 1998, tendo sido Presidente da sua 3ª e 8ª Turmas, Diretor da Escola Nacional de Magistrados do Trabalho (2007/2009), Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho (2009/2011) e Presidente do TST, empossado em 26 de fevereiro de 2014. Aposentou-se em 26 de fevereiro de 2014. É Professor Adjunto da UnB desde 14 de fevereiro de 2003. Autor dos livros “O Aviso Prévio” (LTr, 1988) e “A especificidade do ônus da prova no Processo do Trabalho” (LTr, 2001). É conferencista e palestrante, integrando bancas examinadoras de mestrado e doutorado e fazendo orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado.


