“Eu fui um dos primeiros presidentes da Academia (…). E presidi dentro desse espírito, de ‘laboralizar’ a Academia.”
A entrevista com o Professor Amauri Mascaro foi realizada durante o Congresso de Direito do Trabalho promovido pela LTr em 28 de junho de 2011. Ao final da entrevista, o eloquente mestre devolveu-nos o agradecimento dizendo: Ora, eu que agradeço a gentileza, a paciência na caça à minha figura… De fato, conseguir esta entrevista foi resultado de muita paciência e espírito de caçador, pois por detrás desta grande figura, ícone do Direito brasileiro, está uma pessoa discreta e muito simples, dotada de uma cordialidade cavalheiresca e cativante.
Arrebatado da mesa dos conferencistas para uma sala anexa do Centro de Convenções, sua entrevista bem poderia ser considerada a continuação de uma aula ou palestra iniciada há pouco. Teceu as linhas de sua rica trajetória de vida com a maestria de um narrador nato, intercalando o relato de sua carreira de magistrado com a de docente, culminando na história da Academia Nacional de Direito do Trabalho.
Além do valor histórico do relato em si, a narrativa do Dr. Amauri Mascaro acrescentou um elo valioso à cadeia memorialística iniciada pelo Min. Arnaldo Süssekind, oferecendo ademais um vislumbre historiográfico sobre o desenvolvimento da ANDT, ensaiando uma categorização de suas etapas cronológicas.
Dr. Amauri Mascaro foi o segundo presidente da ANDT, participando ativamente no processo que ele mesmo denominou de “laborização” da mesma.
Dante Marcello Claramonte Gallian
Rua Rodrigo Silva, nº 18, 3º andar
Centro, Rio de Janeiro / RJ – Brasil
CEP: 20.011-040