“Uma das principais preocupações durante minha presidência na Academia Nacional de Direito do Trabalho foi que ela tivesse um caráter efetivamente nacional.”
A narrativa de Floriano Corrêa Vaz da Silva, fruto da entrevista realizada em São Paulo, no dia 14 de abril de 2011, apresenta-se como uma verdadeira epopeia. A epopeia de um sonhador. Filho de pais simples, mas batalhadores, do interior de Minas, Dr. Floriano viveu alimentando sonhos e ilusões que, se por um lado, trouxeram grandes desilusões, por outro o impulsionaram a alçar grandes voos.
Leitor obstinado, amante da história e da cultura, toda essa bagagem humanística demonstrou ser um elemento diferenciador em sua visão e sua atuação como juiz trabalhista.
Membro fundador da Academia Nacional de Direito do Trabalho, Dr. Floriano foi presidente da instituição no biênio 1998-1999 e, como fruto desta vasta experiência, aborda os grandes desafios que teve de enfrentar então e que, segundo ele, continuam se apresentando na história do tempo presente.
Sua entrevista apresenta grande importância para a compreensão da continuidade histórica da Academia.
Dante Marcello Claramonte Gallian
Rua Rodrigo Silva, nº 18, 3º andar
Centro, Rio de Janeiro / RJ – Brasil
CEP: 20.011-040