ARNALDO LOPES SÜSSEKIND
ARNALDO LOPES SÜSSEKIND
"A Academia é resultante da necessidade de formalização dos debates indispensáveis sobre o Direito do Trabalho no Brasil."

Figura ímpar no âmbito do Direito do Trabalho no Brasil, Arnaldo Süssekind é, sem dúvida, um dos personagens mais representativos da Academia Nacional de Direito do Trabalho ainda vivos. Devido a sua carreira extraordinária (ministro de Estado em dois governos, ministro do TST, membro de inúmeras Academias, associações e sociedades, autor da CLT...) foi diversas vezes procurado, entrevistado, estudado e sua vida e obra já foram objeto de muitos estudos, biográficos e acadêmicos, disponíveis hoje em meio impresso e digital.
Diante disso, nossa entrevista com o Ministro procurou não insistir tanto em sua trajetória de vida (um dos objetivos centrais de nosso estudo), o que não apenas geraria repetições desnecessárias, mas, principalmente, poderia certamente cansar este jovem homem ancião, que já conta com mais de 93 anos.
E efetivamente, ao chegarmos ao Rio especialmente para entrevistá-lo, não nos pôde receber na data marcada por se encontrar indisposto fisicamente. Com muita boa vontade nos recebeu no dia seguinte, de forma generosa e simpática, ainda que demonstrasse um visível cansaço diante do esforço de lembrar e falar.
Levando em conta todos esses fatores nossa entrevista foi curta, centrada fundamentalmente nas questões concernentes à fundação da ANDT e seus primeiros anos, quando o Ministro teve uma atuação determinante.
Mesmo assim, foi inevitável que entre lembranças pertinentes a Academia, o Ministro narrasse alguns episódios de sua trajetória pregressa, assim como evocasse fatos marcantes da história do Direito do Trabalho no Brasil.
A entrevista com o Min. Arnaldo Süssekind foi realizada no dia 14 de abril de 2011 na sua residência, no Rio de Janeiro.
Dante Marcello Claramonte Gallian

© Copyright 2015, Todos os direitos reservados.