ABDT concede Medalha Arnaldo Süssekind à Ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Maria Pires Weber

13/08/2024

-

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

A Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), por meio do Ato nº 170, assinado pelo presidente da Academia, Ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), concedeu a Medalha Arnaldo Süssekind à ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Maria Pires Weber. A honraria foi instituída pelo Ato nº 8, de 2 de outubro de 2006, da Presidência da ABDT, e é destinada a personalidades que tenham prestado destacados serviços ao estudo e à pesquisa do Direito do Trabalho.

A escolha da ABDT em homenagear a ministra Rosa Maria Pires Weber reflete o reconhecimento de sua trajetória exemplar tanto no magistério quanto na magistratura. Sua carreira é marcada por um profundo compromisso com a justiça, a ética e a defesa dos direitos fundamentais, especialmente no que se refere à aplicação, ao desenvolvimento e ao fortalecimento do Direito do Trabalho no Brasil. A Medalha Arnaldo Süssekind será entregue em sessão solene, a ser agendada oportunamente.

A ministra Rosa Weber aposentou-se após 46 anos dedicados à magistratura. O decreto de aposentadoria, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo então Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi publicado no Diário Oficial da União em 29 de outubro de 2023.

Carreira como Magistrada

Rosa Maria Pires Weber iniciou sua carreira na magistratura como juíza na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, onde atuou por 28 anos antes de ser nomeada ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em 2006. Em 19 de dezembro de 2011, Rosa Weber tomou posse como ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), após ser indicada pela então presidente da República, Dilma Rousseff. Nascida em Porto Alegre, ela ocupou a cadeira deixada por Ellen Gracie, que se aposentou naquele ano.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião da Academia

Notícias relacionadas

20/12/2024

Caros Colegas e Amigos, É com enorme prazer que partilhamos convosco uma notícia que nos encheu de satisfação…

20/12/2024

Em decisão proferida no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o acadêmico Ministro Alexandre Agra…