Pedro Vidal Neto

Cadeira 75

CADEIRA Nº 75

Patrono: João da Gama Cerqueira

1º Titular: Luiz Antônio da Costa Carvalho Neto (Fundador)

2º Titular: Pedro Vidal Neto

3º Titular: Walmir Oliveira da Costa (Atual)

==================================

PEDRO VIDAL NETO, Magistrado e Professor da Universidade de São Paulo, cujo intelecto privilegiado e espírito acadêmico marcante sempre revelaram visão prospectiva a respeito da atuação desta Academia e dos rumos do Direito do Trabalho no Brasil.

A trajetória profissional de Pedro Vidal Neto revela vocação insuspeita para atuar no mundo das relações de trabalho, dentro do qual se fez presente sempre graças a sua tenacidade e ao mérito de suas conquistas.

Numa breve retrospectiva, recordo que, ainda cursando Direito na Faculdade do Largo do São Francisco, prestou concurso e foi aprovado para o cargo de Inspetor do Trabalho no Ministério do Trabalho, que hoje corresponde ao de Auditor-Fiscal do Trabalho.

Em seguida prestou concurso e ingressou na Magistratura como Juiz do Trabalho no Paraná.

Mais tarde, prestou ainda concurso para lecionar na Faculdade do Largo São Francisco em que havia se formado, tendo expandido sua atuação como docente para várias outras faculdades.

Esses são apenas os registros pontuais da trajetória marcante de um homem que, sempre guiado por valores éticos e morais inegáveis, constituiu referência dentro e fora do mundo acadêmico e jurídico.

Creio ser digno de registro ainda que, como membro desta Egrégia Academia, Pedro Vidal Neto, diante de proposta que pretendia reduzir o número de seus membros, manifestou-se contrariamente assinalando que a Academia não pode ser lugar para que se reúnam o que ele próprio denominou “fósseis” (mesmo os doutrinários), mas que, ao contrário, deve estar em permanente ebulição nos seus ideais, sempre aberta à renovação de perspectivas de projetos, de anseios…

Do ponto de vista cultural, isso tinha para ele, e para mim também, grande relevância e significado especial. É com humildade que ocupo a cadeira honrada por esse grande jurista.

Fonte: Excerto do discurso de posse do Acadêmico Walmir Oliveira da Costa na Cadeira nº 75 em 23.05.2015. Disponível em https://www.andt.org.br/f/DISCURSO%20DE%20POSSE%20ABDT%20-%20Ministro%20WALMIR.pdf

Fonte: Excerto do discurso de posse do Acadêmico Walmir Oliveira da Costa na Cadeira nº 75, em 23.05.2015. Disponível em https://www.andt.org.br/f/DISCURSO%20DE%20POSSE%20ABDT%20-%20Ministro%20WALMIR.pdf

Publicações

Eventos

Notícias

Vídeos