INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO DISTRITO FEDERAL RECEBE O ADVOGADO JOSÉ MACIEL COMO NOVO ACADÊMICO DA INSTITUIÇÃO

08/02/2024

-

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Cerimônia de posse acontece dia 6 de março
O advogado, poeta e pintor José Maciel será o mais novo membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal. Maciel assume a cadeira de número 18 e fará parte do seleto grupo de 110 sócios acadêmicos, que compõem a instituição. Fundada em 1964. OIHG/DF é
uma
instituição sem fins lucrativos, que tem como finalidade estudar, divulgar, estimular, promover o conhecimento da História e Geografia preservando, desta forma, a memória dos vultos em todas as suas dimensões simbólicas e materiais da história de Brasília e do Brasil.
Ao longo de sua existência tem recolhido material histórico referente à região Centro-Oeste, bem como relativos à história do Brasil, com ênfase naqueles que tratam da nossa geografia, genealogia, antropologia e também sobre a formação das populações regionais da região, sendo considerado, dessa forma, um guardião da história e memória da nossa capital.
O mais novo acadêmico do Instituto já tem uma relação afetiva com o espaço. Primeiramente pelo seu relacionamento como advogado, com muitos dos acadêmicos que fazem parte da instituição e, mais recentemente, por ter sido convidado pelo presidente da casa Paulo Castelo Branco para pintar um painel de 6 metros de largura por 2 metros de altura, onde fez uma homenagem à Brasília e ao seu criador, o presidente Juscelino Kubischeck. “Mais uma vez me sinto honrado por ter meu nome escolhido para fazer parte do conselho dessa instituição que ajuda a preservar a história da nossa capital e também do Brasil”, afirma Maciel que, no dia da posse, será saudado pelo amigo e também acadêmico, o Ministro Carlos Mário da Silva Veloso.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião da Academia

Notícias relacionadas

15/04/2024

Por Guilherme Guimarães Feliciano No último dia 4/3, o Presidente da República – filiado a um partido…