“Desde o início a LTr teve um papel muito importante na história da Academia Nacional de Direito do Trabalho.”
Independentemente de ter sido a primeira entrevista do projeto, esta, sem dúvida, foi a mais curiosa e uma das mais desafiadoras. Irany Ferrari e Armando Casimiro Costa fizeram questão de serem entrevistados juntos, por mais que eu tentasse dissuadi-los… Afinal, um dos princípios fundamentais da metodologia científica da História Oral é a entrevista pessoal e individual.
Poucos minutos de iniciada a entrevista, entretanto, ficou claro para mim o porquê desta insistência e, ao mesmo tempo, mais clara ainda, a certeza de que a entrevista não poderia ter sido realizada de outra forma.
As histórias de Dr. Irany e Dr. Armando tecem- se como uma só narrativa. E não apenas no que se refere à trajetória da Academia.
Interessante observar como suas vidas se encontram e se escoram mutuamente, numa relação de respeito e sintonia que transparece de forma claríssima na própria dinâmica da entrevista.
Efetivamente, não era possível fazê-la de outra forma.
Claro que isso significou uma boa dose de improviso, de aprendizado e de desenvolvimento de novos recursos de transcrição, transcriação e edição.
Decidi, portanto, manter no texto a mesma dinâmica que vigorou no momento da entrevista, procurando reproduzir a alternância das falas que se cruzam e se complementam, produzindo uma só narrativa de peculiar vigor.
Para melhor distinguir as falas, optei por tipos diferentes, além dos subtítulos que também os identificam no início de cada trecho.
A narrativa de Irany Ferrari e Armando Casimiro Costa apresenta-se também como registro de singular importância para a memória da Academia, pois esclarece a fecunda ligação entre esta e a Editora LTr, fundamental parceira desde os tempos fundacionais até o presente momento.
Esta entrevista foi realizada na Sede da LTr em São Paulo no dia 06 de abril de 2011.
Dante Marcello Claramonte Gallian
“Não conheci pessoalmente Irany Ferrari, como conheci e conheço outros membros da Academia, mas, tive a oportunidade de vê-lo de perto, assim como de ouvi-lo falar diversas vezes em São Paulo, nos congressos da LTr, sempre elegante e educado. Para mim, seguramente, é uma honra sucedê-lo.”
José Cláudio Monteiro de Brito
Rua Rodrigo Silva, nº 18, 3º andar
Centro, Rio de Janeiro / RJ – Brasil
CEP: 20.011-040