POSSE DO ACADÊMICO DOUGLAS ALENCAR RODRIGUES NA ABDT E 19º COLÓQUIO DA ACADEMIA

15/08/2019

-

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Em concorrida cerimônia, no dia 15 de agosto de 2019, o Acadêmico Douglas Alencar Rodrigues tomou posse na Academia Brasileira de Direito do Trabalho no auditório do 5º andar do Tribunal Superior do Trabalho. Presentes o Presidente do TST e demais Ministros que integram a Corte Superior, Desembargadores Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho, que compõem o COLEPRECOR, além de advogados, professores, serventuários, estudantes e familiares do empossado.

A cerimônia de posse foi conduzida pelo Acadêmico João de Lima Teixeira Filho, Presidente da Academia. A Acadêmica e Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi proferiu discurso de saudação, em nome dos acadêmicos, ao mais novo membro do Sodalício, registrando:

“…assume a Cadeira 59 da Academia um homem comprometido com a eterna esperança no humanismo simbolizada nas figuras do jurista, do professor e do magistrado. Com isso abre-se a perspectiva da renovada transformação no sentido do verdadeiro, do bom, do belo e do justo, para dar resposta ao grande desafio do Brasil e dos demais países: responder às novas formas de organização do trabalho, sem inibir as inovações tecnológicas e a modernização própria dos novos modos de produção.”

Íntegra do discurso em:
https://www.andt.org.br/f/Discurso%20de%20Sauda%C3%A7%C3%A3o%20pela%20ABDT%20na%20Posse%20de%20Douglas%20Alencar%20Rodrigues.%2015.08.pdf

Ao proferir seu belo discurso de posse o novo Acadêmico ressaltou:

“Integrar esta importante congregação científica, ao lado de figuras exponenciais da nossa cultura jurídica, constitui um fato revestido de grande simbolismo e importância”.

Reverenciou, em seguida, como é próprio do ritual acadêmico, as figuras de Antônio Vicente de Andrade Bezerra, patrono da cadeira nº 59, que passou a ocupar, e da qual foram titulares, sucessivamente, Omar Gama Ben Kauss (fundador) e José Ajuricaba da Costa e Silva (último ocupante).

Íntegra do discurso em:
https://www.andt.org.br/f/Discurso%20de%20Posse%20de%20Douglas%20Alencar%20Rodrigues%20na%20ABDT%2015.08.pdf

Após a sessão solene de posse, teve início o 19º Colóquio da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, seguindo a tradição acadêmica, versando sobre temas da maior dimensão para as relações capital-trabalho.  

O Colóquio da ABDT foi transmitido ao vivo pelo canal do TST no YouTube. Está disponível nos links:
https://www.youtube.com/watch?v=GIcx54SBb1s
https://www.youtube.com/watch?v=XSdfBUwuma0

Fotos do evento disponíveis em https://www.flickr.com/photos/tst_oficial/albums/72157710335938167
https://www.andt.org.br/galerias/19-coloquio-da-abdt-comemorativo-da-posse-do-academico-douglas-alencar-rodrigues

Programação do 19º Colóquio da ABDT consta do link: https://www.andt.org.br/eventos/19-coloquio-da-abdt-comemorativo-da-posse-do-academico-douglas-alencar-rodrigues

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião da Academia

Notícias relacionadas

15/04/2024

Por Guilherme Guimarães Feliciano No último dia 4/3, o Presidente da República – filiado a um partido…