AMAURI MASCARO NASCIMENTO
AMAURI MASCARO NASCIMENTO
"Eu fui um dos primeiros presidentes da Academia (...). E presidi dentro desse espírito, de "laboralizar" a Academia."

A entrevista com o Professor Amauri Mascaro foi realizada durante o Congresso de Direito do Trabalho promovido pela LTr em 28 de junho de 2011. Ao final da entrevista, o eloquente mestre devolveu-nos o agradecimento dizendo: Ora, eu que agradeço a gentileza, a paciência na caça à minha figura... De fato, conseguir esta entrevista foi resultado de muita paciência e espírito de caçador, pois por detrás desta grande figura, ícone do Direito brasileiro, está uma pessoa discreta e muito simples, dotada de uma cordialidade cavalheiresca e cativante.
Arrebatado da mesa dos conferencistas para uma sala anexa do Centro de Convenções, sua entrevista bem poderia ser considerada a continuação de uma aula ou palestra iniciada há pouco. Teceu as linhas de sua rica trajetória de vida com a maestria de um narrador nato, intercalando o relato de sua carreira de magistrado com a de docente, culminando na história da Academia Nacional de Direito do Trabalho.
Além do valor histórico do relato em si, a narrativa do Dr. Amauri Mascaro acrescentou um elo valioso à cadeia memorialística iniciada pelo Min. Arnaldo Süssekind, oferecendo ademais um vislumbre historiográfico sobre o desenvolvimento da ANDT, ensaiando uma categorização de suas etapas cronológicas.
Dr. Amauri Mascaro foi o segundo presidente da ANDT, participando ativamente no processo que ele mesmo denominou de “laborização” da mesma.
Dante Marcello Claramonte Gallian

© Copyright 2015, Todos os direitos reservados.