Promovido pelo TST e pelo CSJT, evento aconteceu nesta quinta-feira(06/11), em Manaus.
A Justiça do Trabalho realizou ontem, em Manaus, o 10º Encontro Nacional de Sustentabilidade, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Sediado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), o evento reuniu representantes dos 24 TRTs, magistrados, servidores e pesquisadores para discutir os desafios climáticos e sociais sob a ótica da justiça e da sustentabilidade.
Na abertura do encontro, o Desembargador e Acadêmico Guilherme Guimarães Feliciano, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresentou a conferência inaugural. Em sua fala, destacou a importância de integrar a sustentabilidade às práticas do sistema de justiça, reforçando que a transição justa exige atenção aos impactos das mudanças climáticas e ao compromisso institucional com o trabalho decente.
No período da tarde, o Juiz do Trabalho e Acadêmico Sandro Nahamias proferiu palestra sobre o Projeto “Justiça Verde”. A iniciativa do TRT da 11ª Região busca compensar as emissões de carbono geradas pela estrutura necessária ao funcionamento da Justiça do Trabalho, propondo soluções inovadoras para a redução dos impactos ambientais.
Encerrando as atividades, o encontro reforçou a importância da atuação do Judiciário como agente de transformação socioambiental. A participação de Feliciano e Nahamias evidenciou o alinhamento da Justiça do Trabalho às discussões contemporâneas sobre mudanças climáticas, eficiência institucional e sustentabilidade na prestação jurisdicional.



