Grupo será responsável pela elaboração de diretrizes nacionais para a capacitação de magistrados e servidores da Justiça do Trabalho quanto ao uso adequado e responsável de LLMs e inteligência artificial generativa.
O acadêmico Ney Maranhão, Juiz Titular de Vara do Trabalho do TRT da 8ª Região, foi nomeado pela Ministra KÁTIA MAGALHÃES ARRUDA,
Diretora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, para integrar o Grupo de Trabalho que tem por objetivo elaborar as diretrizes de capacitação e treinamentos continuados para assegurar o uso adequado e responsável de Linguagem de Larga Escala – LLMs e sistemas de Inteligência Artificial – IA generativa pelos magistrados e servidores, bem como para mantê-los atualizados quanto à evolução dessas tecnologias e suas implicações para o sistema de Justiça.
A nomeação foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho de 5 de maio de 2025. O Grupo de Trabalho deverá concluir seus trabalhos e apresentar proposta de Ato ENAMAT até o dia 12 de setembro de 2025.