O Desembargador do Trabalho Sebastião Geraldo de Oliveira, acadêmico da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), tomou posse no dia 15 de dezembro como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) para o biênio 2026–2027. A cerimônia ocorreu no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e contou com a presença de membros da ABDT, autoridades do Judiciário e representantes de instituições jurídicas de diversas regiões do país.
Eleito pelo Tribunal Pleno, Sebastião Geraldo de Oliveira assume a Presidência com o compromisso de fortalecer a governança, aprimorar a eficiência administrativa, valorizar magistrados e servidores e ampliar o diálogo institucional, reafirmando o papel da Justiça do Trabalho como espaço de conciliação e pacificação social. “Cada administração tem suas marcas, seus caminhos e suas escolhas. A nossa administração hoje empossada resolveu adotar como diretrizes principais sete condutas, casualmente todas começando com a letra C: comprometimento permanente, cordialidade pacificadora, criatividade produtiva, capacitação direcionada, coragem empreendedora, colaboração solidária e compartilhamento das boas práticas. Dessa forma, dialogaremos com todos e empenhando tempo e energia para o bem da administração e da Justiça do Trabalho”, destacou o presidente empossado, desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, em seu discurso de posse.
Reconhecimento da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT)
A solenidade teve ampla repercussão entre os membros da ABDT, que destacaram tanto a profundidade do discurso quanto a trajetória humana e acadêmica do novo presidente. Para o acadêmico Luiz Carlos Amorim Robortella, “a festa de posse teve seu momento culminante com a belíssima oração do confrade Sebastião. Estive presente e senti a emoção e admiração da plateia. É um ser humano extraordinário, muito maior que o alto cargo de que foi investido”.
Na mesma linha, a acadêmica Vólia Bomfim ressaltou o conteúdo simbólico e afetivo do pronunciamento, afirmando: “Parabenizo o confrade Sebastião Geraldo pelo discurso de posse e agradeço pela referência ao meu pai sobre a Justiça do Trabalho como órgão conciliador dos conflitos capital x trabalho, citando até uma frase dele. Foi um discurso emocionante, principalmente pela parte que ele retratou sua linda infância. Tenho muito orgulho de Sebastião e a certeza que ele fará uma excelente gestão”.
O sentimento de reconhecimento institucional também foi expresso por Sérgio Torres Teixeira, que destacou o significado da posse para a Academia: “Sebastião é mesmo um grande orgulho para nossa Academia. Será uma gestão de grande sucesso na presidência do TRT3”.








